Quem sou eu

Minha foto
Um amante de esportes, em especial o futebol. Bacharel em Administração, pós-graduado em Finanças e Tecnologia da Informação. No futebol atuou na Vice-Presidência de Administração do Sport Club Internacional de 2007 a 2010 e de 2015 a 2016. Membro da Comissão de Laudos Técnicos dos Estádios pelo Ministério do Esporte e Coordenador-Geral de Modernização da Secretaria Nacional do Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor no Ministério do Esporte em 2011.

sábado, 19 de junho de 2010

CULPA DA JABULANI?

Jabulani é a bola que está sendo utilizada na Copa do Mundo FIFA de 2010, realizada na África do Sul. Foi produzida pela Adidas e apresentada em 4 de dezembro de 2009, no sorteio dos grupos do torneio.

Julio Cesar falou antes da Copa: "Parece bola que se compra em mercado. É horrível, horrorosa.". Luis Fabiano decretou: "Ela é sobrenatural". Felipe Melo e Robinho também reclamaram. Kaká, politicamente correto e patrocinado pela Adidas, não entrou na polêmica.

Não foram apenas os brasileiros, o goleiro chileno Claudio Bravo comparou a mesma a uma bola de vôlei de praia. Sven Goran Eriksson disse: "É tarde para fazer algo sobre ela neste Mundial, mas é preciso que seja discutido pelas autoridades". A Adidas, porém, rebateu as críticas alegando que a bola foi feita após muitos anos de estudo e aprimoramentos tecnológicos.

Culpada ou não, alguns gols esquisitos estão acontecendo nessa Copa do Mundo.

a) Inglaterra 1x1 Estados Unidos - Dempsey domina na entrada da área e bate sem muita força, mas Green falha e cede o empate;


b) Argélia 0x1 Eslovênia - Koren domina na entrada da área, limpa a marcação e bate de direita. Chaouchi falha feio e aceita o chute no canto esquerdo;


c) Holanda 2x0 Dinamarca - Em cruzamento de Van Persie, Simon Poulsen joga contra a própria meta. A bola ainda bate em Agger antes de entrar;


d) Argentina 4x1 Coréia do Sul - Gol contra de Chu-Young (Coréia do Sul), complemento de canela após cruzamento lateral de Messi;


e) Grécia 2x1 Nigéria - Tziolis chuta forte, Enyeama bate roupa e Torosidis manda para as redes;


f) Holanda 1x0 Japão - Van Persie ajeita para trás, Sneijder bate forte e o goleiro desvia, mas a bola entra;


g) Austrália 1x1 Gana - Após falta batida por Bresciano, o goleiro Kingson bateu roupa numa bola fácil e Holman pegou a sobra para fazer o primeiro gol da partida.


A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola signifca "Celebrar", em isiZulu. Jabulani é uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores - o branco predomina.

Uma versão especial da Jabulani, denominada Jo'bulani, foi anunciada pela Adidas e será usada na grande final da Copa. O nome da bola foi inspirado na cidade de Joanesburgo, que sediará a final, e muitas vezes é apelidada de Jo'burg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário