Quem sou eu

Minha foto
Um amante de esportes, em especial o futebol. Bacharel em Administração, pós-graduado em Finanças e Tecnologia da Informação. No futebol atuou na Vice-Presidência de Administração do Sport Club Internacional de 2007 a 2010 e de 2015 a 2016. Membro da Comissão de Laudos Técnicos dos Estádios pelo Ministério do Esporte e Coordenador-Geral de Modernização da Secretaria Nacional do Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor no Ministério do Esporte em 2011.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O FIM DE UM CICLO 2007-2010

O que é importante ao encararmos qualquer projeto na vida é saber que todo projeto é um ciclo temporário, que tem início e fim.

E meu ciclo no Inter chegou ao fim. Ao final da gestão Vitorio Piffero entreguei meu cargo de Diretor de Administração no Sport Club Internacional. Em conversa com o Vice-Presidente de Administração, Décio Hartmann, e com o Presidente, Vitorio Piffero, tomamos a decisão pela minha saída do Clube.

Entrei na vida política do Clube em 2004 pelo movimento Ação Independente Colorada, em 2006 fui eleito conselheiro, trabalhando na campanha que levou Vitorio Piffero a Presidente. Em janeiro de 2007 fui convidado a entrar na diretoria, trabalhando na Administração, junto com o Vice-Presidente Décio Hartmann.

Décio Hartmann, o Administrador de Tudo do Campeão de Tudo

Décio Hartmann é um verdadeiro amigo, alguém que pensa no Internacional acima de tudo. Pessoa de grande valor, honesta e trabalhadora. Me ensinou muito na carreira e na vida. Coloca sempre o torcedor, principalmente o sócio, em primeiro lugar. Fundamental para o sucesso atual do Clube.

Na gestão dele pudemos administrar todas as finais possíveis para um clube brasileiro:
  • Campeonato Estadual: Inter 8x1 Juventude em 4/5/2008, Inter 8x1 Caxias em 19/4/2009 e Inter 0x2 Grêmio em 25/4/2010
  • Copa do Brasil: Inter 2x2 Corinthians em 1/7/2009
  • Campeonato Brasileiro: Inter 4x1 Santo André em 6/12/2009
  • Recopa Sul-Americana: Inter 4x0 Pachuca em 7/6/2007 e Inter 0x1 LDU em 25/6/2009
  • Copa Sul-Americana: Inter 1x1 Estudiantes em 3/12/2008
  • Copa Libertadores da América: Inter 3x2 Chivas Guadalajara em 18/8/2010

Ele foi o principal administrador da carteira dos 100 mil sócios e receita mensal em torno de R$ 3 milhões. Mais do que chegar a este número, manteve sempre acima de 100 mil. Grande desafio para o futuro manter e ampliar nosso quadro social.

O Internacional é referência em gestão no Brasil, muito pela liderança e conhecimento de Décio. Ninguém sabe mais de operação de estádio e administração de multidão no Brasil do que ele.

Vitorio Piffero, o maior Presidente da nossa história

Vitorio Piffero tive contato apenas quando entrei na gestão e conheci um grande colorado e trabalhador. O maior Presidente de nossa história. Preocupado com o Clube e detalhista. Pessoa positiva e que não tem medo de fazer. Um verdadeiro líder.

Só ele poderia ter a coragem para o desafio da "Campanha 100 anos, 100 mil sócios". Só ele poderia fazer um Centenário tão sensacional como fizemos, com diversas comemorações, basta comparar a nossa festividade com a de outros clubes. Só ele poderia ter a coragem de reformar o Beira-Rio, preparar o Clube para uma segunda Copa do Mundo e lançar o projeto "Gigante para Sempre".

Fernando Carvalho, outro grande Presidente da nossa história, fez os colorados terem um grande time. Vitorio Piffero, fez os colorados terem um grande Clube.


Alguns projetos

Foram quatro anos fantásticos, uma realização de um sonho colocar o meu conhecimento profissional a favor de uma das minhas grandes paixões que é o Internacional.

Nestes quatro anos, estive envolvido diretamente nos projetos Administrativos e de Tecnologia da Informação, trabalhei muito. Destaco alguns que a Administração implantou:
  • Modalidade Sócio Contribuinte Campeão do Mundo (jan/2007);
  • Venda de ingressos por Portal de Voz, primeiro clube no Brasil a vender por telefone (jan/2007);
  • Central de Monitoramento e Segurança (mar/2007);
  • Sistema de avaliação de atletas (jun/2007);
  • Venda de ingressos por Internet, Televendas, lojas Americanas e Blockbuster, primeiro clube no Brasil a vender por estes canais, de forma integrada (fev/2008);
  • Administração da Campanha "100 anos, 100 mil sócios" (mar/2008);
  • Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos e digitalização de documentos (jun/2008);
  • Instalação do Juizado Especial Criminal no Beira-Rio (abr/2008);
  • Sistema de automação do estacionamento (ago/2008);
  • Atendimento online (out/2008);
  • Sistema Sócio Presente e Lista de Espera (nov/2008);
  • Processo Eleitoral, com voto presencial e voto com urnas no interior. Responsável por toda a logística da eleição (nov e dez/2008);
  • Projeto "Te Sigo", atendendo o sócio em jogos fora do estado (2009);
  • Administração de todos eventos do Centenário (2009);
  • Intranet do Conselho Deliberativo e do Clube (out/2009);
  • Sistema de controle patrimonial (jan/2010);
  • Show Paul McCartney, suporte para venda de ingressos e segurança (out e nov/2010);
  • Processo Eleitoral, com voto presencial e voto por correspondência. Responsável por toda a logística da eleição (jun a dez/2010);
Central de Monitoramento e Segurança. Projeto com mais de 100 câmeras.

Comissão de Jogo e Certificação ISO 9001

Desde o início de 2007, recebi do Décio a missão de coordenar a Comissão de Jogo do Internacional. Todas as definições envolvendo venda de ingressos, atendimento ao sócio, atendimento ao torcedor, acesso ao estádio, estacionamento, limpeza, tecnologia e patrimônio eram debatidas pela Comissão de Jogo.

Em 2008 fui convidado por Vitorio Piffero, Pedro Affatato e Décio Hartmann a ser o Representante da Direção (R.D.) no desafio de implantar um Sistema da Qualidade e ser o primeiro clube no Brasil certificado ISO 9001.

Alexandre Limeira, Décio Hartmann, Mario Sérgio Martins, Pedro Affatato e Vitorio Piffero no dia do recebimento da Certificação ISO 9001.

Como já haviamos estruturados os processos de operação do estádio através da Comissão de Jogo, este foi o escopo que definimos para certificar. Implantamos o sistema da qualidade em abril de 2008, descrevemos os processos, passamos por auditorias, até que em novembro de 2008 tivemos a auditoria externa e a recomendação para a certificação. Um reconhecimento por todo o trabalho que temos feito na administração do Clube.

Grandes jogos, grandes eventos, grandes emoções

Não foram poucos jogos, no total 145 como mandante nestes quatro anos. Mas também tivemos envolvimento em jogos fora de casa. Apenas no Beira-Rio, neste período, passaram mais de 3 milhões de torcedores em jogos do Internacional.



Além dos jogos, durante o período da gestão 2007-2010, organizamos e administramos diversos outros eventos. Em destaque os seguintes:
  • Festa de 1 ano do Mundial, 17/12/2007: organização da segurança, acesso, bilheteria.
  • Eliminatórias da Copa do Mundo - Brasil x Peru, 1/4/2009: auxílio à FGF e controle da área externa e estacionamento. Acompanhamento na montagem e desmontagem.
  • Marcha do Centenário, 4/4/2009: negociação com órgãos públicos (Brigada Militar e EPTC), controle de acesso, segurança e estacionamento. Acompanhamento na montagem e desmontagem.
  • Show do Centenário, 17/12/2009: habilitação das carteiras para acesso, controle de acesso, segurança e estacionamento. Acompanhamento na montagem e desmontagem.
  • Show Paul McCartney, 7/11/2010: controle de acesso, segurança externa, estrutura para a venda de ingressos e estacionamento. Acompanhamento na montagem e desmontagem.
  • Filme Absoluto e despedida para o Mundial, 7/12/2010: venda de ingressos, controle de acesso, segurança e estacionamento. Acompanhamento na montagem e desmontagem.
  • Inter x Mazembe, transmissão no Gigantinho, 14/12/2010: troca de ingressos, controle de acesso, segurança e estacionamento. Acompanhamento na montagem e desmontagem.

Sempre a disposição

Tem uma frase que o Vitorio já falou em entrevistas e que eu acredito e sigo: "Sou um Soldado a serviço do Clube". Ou seja, estou sempre a disposição para ajudar a nossa maior paixão, o Sport Club Internacional. Pouco interessa se é de forma profissional, forma voluntária, forma política. Um Colorado tem que estar sempre a disposição para trabalhar pelo Clube.

Ciclo encerrado, novo ciclo se abre. Em breve divulgo aos amigos meus destinos profissionais, faltam detalhes para iniciar mais um novo desafio em minha vida.

Boa sorte a nova diretoria, principalmente ao novo Presidente Giovanni Luigi e ao Vice-Presidente de Futebol Roberto Siegmann. Que façam o Internacional continuar conquistando títulos e mais títulos.

17 comentários:

  1. Caro Limeira,
    Parabéns pela brilhante trajetória.
    Em seu novo desafio tenho certeza que também terá sucesso.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por esse ciclo que se encerra. Só tenho a agradecer pela força que me deste sempre que necessário. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo ciclo que se encerra...Tenho certeza que foi uma grande experiência trabalhar em favor do S.C. Internacional

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por tudo! espero que continue proximo!!

    ResponderExcluir
  5. Incansável solucionador de problemas, fará falta no clube!

    ResponderExcluir
  6. Parabens ao amigo pela brilhante trajetória no clube.

    Deixo aqui um até breve, pois, tenho convicção que um dia voltarás a ajudar nosso SPORT CLUB INTERNACIONAL!

    Boa sorte na nova empreitada!

    ResponderExcluir
  7. Tem uma frase que o Vitorio já falou em entrevistas e que eu acredito e sigo: "Sou um Soldado a serviço do Clube". Ou seja, estou sempre a disposição para ajudar a nossa maior paixão, o Sport Club Internacional. Pouco interessa se é de forma profissional, forma voluntária, forma política. Um Colorado tem que estar sempre a disposição para trabalhar pelo Clube. [2] :)

    Espero te encontrar sempre no Gigante!!

    PARABÉNS pela sua brilhante trajetória no clube

    Bjus, Cariuxa!

    ResponderExcluir
  8. Incansável. Parabéns, sabes que sou teu fã!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Limeira . Com essa tua competência.... te cuida Carvalho. HE!HE!HE!

    []´s
    Meira

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Alexandre!
    Parabéns pela trajetória vitoriosa e sobretudo competentíssima. Pra mim foi uma positiva surpresa atender o Inter através da tua pessoa, conhecer a seriedade e o zelo para com o sócio, o clube.
    Muita paz em 2011! Muito sucesso!
    Abraços,
    Eduardo - TOI

    ResponderExcluir
  11. Alexandre, parabéns pelo excelente trabalho.
    Fostes um pioneiro em várias frentes. Que continues como colaborador e que o próximo diretor de administração tenha a mesma capacidade que tu tivestes de conviver com os torcedores.
    Bom 2011 e sucesso nos teus novos desafios.

    ResponderExcluir
  12. Alexandre
    Meus cumprimentos pela sua trajetória no Inter. Além, dos cargos políticos, você foi o único citado na despedida do Píffero. Isso prova tua capacidade e teu trabalho desempenhado de forma brilhante. Sorte no teu novo desafio.

    ResponderExcluir
  13. Grande Limeira,

    Parabéns pela sua trajetória no clube, tenho certeza que todos os seus trabalhos terão frutos por muitos e muitos anos e uma das melhores coisas que o INTER nos proporcionou foi novas amizades como a sua...

    Parabéns pelo seu grande trabalho que foi acima de tudo de CORAÇÃO...

    ResponderExcluir
  14. Caro Alexandre,

    foi uma grande satisfacao encontrar teu blog atualizado com os temas do presente do nosso amado Internacional. Teu passado sem duvida serah um diferencial para que conduza este espaco com a mesma maestria com que comandaste todas estas acoes inovadoras e porque nao dizer, geniais, ao longo dos anos que esteve atuando como diretor em nosso clube. Tu e o Decio tem minha profunda admiracao e respeito e mesmo tendo sido eu um critico (as vezes feroz) dos projetos e iniciativas que tu comandaste, tenho certeza que a tua larga experiencia na vida politica e administrativa no clube te permitira tambem fazer a opcao pelo tom certo das tuas futuras criticas e cronicas construtivas, necessarias para o bem do Internacional.

    Indepentende da nossa origem politica, que nos remete a nascedouros diferentes, deixo aqui o registro de que tu e o teu grande companheiro e amigo Decio Hartmann foram sempre cordiais comigo em tudo que sempre necessitei para tambem conseguir dar a minha parcela de contribuicao ao nosso colorado. Hoje, compreendo que eu e tu bebemos da mesma vertente da inovacao, do planejamento, da tecnologia, falamos a mesma lingua e temos um elo inquebravel que soh o Inter poderia criar - somos Colorados ateh debaixo d'agua!

    Boa Sorte e Sucesso em teus novos desafios.

    Sao meus votos para que no futuro possamos nos encontrar e realizar feitos ainda maiores pelo nosso Inter.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde sr. Alexandre,
    Estou me formando em Administração e estou fazendo meu TCC sobre a estrategia de MKT do clube para alcançar os 100 mil sócios. Já fiz contatom com o pessoal do mkt e gostaria de saber se o senhor aceitaria responder a algumas perguntas.

    Desde já agradeço,
    Scheila Melo.

    ResponderExcluir
  16. Aceito Scheila. Qual seu e-mail para eu entrar em contato?

    ResponderExcluir
  17. meu e-mail é scheila.melo26@gmail.com
    MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir