Quem sou eu

Minha foto
Um amante de esportes, em especial o futebol. Bacharel em Administração, pós-graduado em Finanças e Tecnologia da Informação. No futebol atuou na Vice-Presidência de Administração do Sport Club Internacional de 2007 a 2010 e de 2015 a 2016. Membro da Comissão de Laudos Técnicos dos Estádios pelo Ministério do Esporte e Coordenador-Geral de Modernização da Secretaria Nacional do Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor no Ministério do Esporte em 2011.

terça-feira, 12 de abril de 2011

DALLEGRAVE E AS ESTÁTUAS DO BEIRA-RIO

Arthur Dallegrave, 1930 - 2008
Hoje, dia 12 de abril, se estivesse entre nós, o saudoso Arthur Dallegrave estaria completando 81 anos. Escrevo aqui uma das idéias dele que externava em 2007 nos corredores da Presidência do Sport Club Internacional.

Sonhava Arthur em criar, ali próximo do mastro da bandeira do Clube e do Gigantinho, um espelho d'água, um lugar agradável, reformado e que tivesse uma homenagem aos grandes craques Colorados do passado em estátuas em bronze.

Algo semelhante ao que tem atualmente no Old Trafford, com a "Holy Trinity" (ou "Santíssima Trindade"), homenagem aos lendários jogadores do Manchester United: George Best, Bobby Charlton e Denis Law.

Old Trafford Stadium, Manchester United

Na idéia de Arthur Dallegrave, seis jogadores seriam homenageados com estátuas de bronze neste local turistico e reflexivo do torcedor Colorado, estes seriam: Carlitos, Larry, Valdomiro, Figueroa, Falcão e Fernandão. Mas não era algo definitivo, em outros momentos adicionava o Tesourinha e Claudiomiro, retirava o Carlitos, voltava o Carlitos, tirava o Tesourinha, aumentava de seis para sete, oito estátuas.

Tenho certeza que ele se encantaria com D'Alessandro no Inter, com seu falecimento em novembro de 2008, infelizmente não viu o título da Copa Sul-Americana, com o trio Nilmar, Alex e D'Alessandro, nem nossa grande e histórica Libertadores da América de 2010.

Com todo respeito a idéia do nosso ex-Presidente Arthur Dallegrave, entendo que deveriamos homenagear 10 grandes atletas e homens honrados que vestiram o manto Colorado. Estes seriam:

  • Tesourinha, o grande craque do Rolo Compressor
  • Carlitos, o maior artilheiro do Clube, goleador do grande Rolo Compressor
  • Larry, representando o Rolo dos anos 50, equipe que encantou o Brasil
  • Claudiomiro, o gol número 1 do Beira-Rio, um dos maiores goleadores do Clube
  • Valdomiro, símbolo da raça, jogador com mais partidas pelo Clube, multicampeão
  • Figueroa, o capitão campeão brasileiro de 1975 e 1976
  • Falcão, o melhor jogador de nossa história
  • Fernandão, o capitão do sonho da Libertadores, um dos maiores lideres de todos os tempos do Clube
  • Iarley, o grande jogador do Mundial de Clubes FIFA e grande liderança e doação ao Clube
  • D'Alessandro, o craque da conquista da segunda Libertadores

Muitos dirigentes ouviram estas histórias, infelizmente nos projetos de reforma para o Beira-Rio esta idéia se perdeu. Não existe hoje no Beira-Rio, exceto o Museu, um local dedicado aos ídolos de dentro de campo, onde o torcedor possa admirar seus craques.

Vou conversar com alguns parentes do Dallegrave sobre este assunto. Vou conversar com o atual Secretário Geral, Gelson Pires, e com o anterior, Alexandre Mussoi, que eram dirigentes que conversavam seguidamente com Dallegrave. Saber se existia algo a mais do que a idéia. E sugerir, dentro do possível, que seja contemplado essa idéia na reforma do Beira-Rio.

5 comentários:

  1. Existe uma outra idéia pelo Louis do BlogVermelho. Seria um campo dos sonhos com estas estatuas espalhadas pelo campo eternizando grandes momentos destes ídolos. Tipo: o Figueroa fazendo o gol iluminado extamente na Mesma posição no campo.

    ResponderExcluir
  2. Legal Caio, não sabia. Vou trocar uns emails com o Louis antes de ir conversar lá no Clube sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. Acho que seria legal o Inter criar um MUSEU DE CERA DO FUTEBOL com imagens dos craques em cera como tem o museu de Londres. Seria muito chique ter um museu assim no Brasil, fora que mais real pq estátua de bronze é muito sem graça, embora fosse tbm legal a homenagem...

    O museu de cera seria um ponto turístico em Porto Alegre atraindo turistas além de torcedores colorados e fãs do futebol em geral. Na minha opinião seria fantástico ter algo assim no RS... estátuas do Falcão, Fernandão, Iarley, Gabiru, Taffarel, irmãos Poppe, FC, etc..

    Cariuxa - Rj

    ResponderExcluir