Quem sou eu

Minha foto
Um amante de esportes, em especial o futebol. Bacharel em Administração, pós-graduado em Finanças e Tecnologia da Informação. No futebol atuou na Vice-Presidência de Administração do Sport Club Internacional de 2007 a 2010 e de 2015 a 2016. Membro da Comissão de Laudos Técnicos dos Estádios pelo Ministério do Esporte e Coordenador-Geral de Modernização da Secretaria Nacional do Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor no Ministério do Esporte em 2011.

domingo, 18 de dezembro de 2011

O MELHOR TIME DE TODOS OS TEMPOS

Pep Guardiola assumiu o Barcelona na temporada 2008-09
É simplesmente sensacional ver o atual Barcelona jogar. Não só pela qualidade dos jogadores e pelas inúmeras conquistas, mas principalmente pelo domínio total da partida, aniquilando os adversários independente da qualidade adversa.

Pela minha idade não pude ver o Santos de Pelé, o Real Madrid de Di Stefano e Puskas, a Hungria de 1953/54, o Brasil das Copas de 1958 e 1970, a Holanda ou Ajax da primeira metade da década de 70 e, infelizmente, não pude ver o Internacional dos anos 70.

Flamengo dos anos 80
Mas, em compensação, eu vi jogar o Flamengo dos anos 80, um time sensacional com Zico sendo o grande maestro. Também vi a Seleção Brasileira de 1982, com 11 craques em campo. Vi o Napoli de Maradona e Careca, com o argentino em sua melhor fase da vida. Vi o Milan do trio de holandeses Gullit, Rijkaard e Van Basten. Também tive o prazer de ver o Barcelona de Romário, Laudrup e Stoichkov, além de ter visto o multi-campeão Manchester United do final do século. O Real Madrid dos Galáticos também encantou o mundo, assim como o Barcelona de Ronaldinho, Deco e Eto'o.

Porém, pensando em todos estes grandes times que vi, nenhum é tão forte como o Barcelona de Pep Guardiola. Nenhum dele amassava tanto seus adversários como o atual time catalão. Já são 13 títulos de Pep Guardiola em 16 disputados, sendo que nesta lista tem duas Champions League e dois Mundias FIFA. Não existe clube ou seleção capaz de batê-los.

E preparem-se, nos próximos anos ainda teremos um massacre do Barcelona. Do time principal apenas dois jogadores tem mais de 30 anos (Carlos Puyol e David Villa). E alguns craques ainda com menos de 25 anos (Pique, Fabregas, Sanchez, Messi, Thiago Alcantara, Busquets, Pedro).

F.C. Barcelona, mais que um Clube. O slogan que dá a dimensão do Barcelona.
O segredo está no Clube. O Barcelona é o maior exemplo de como a estrutura pode contribuir diretamente dentro do campo. A cultura de futebol implantada nas categorias de base é o que mais espanta a todos, direcionando o mundo do futebol onde está o segredo.

Quem quiser ter um time como do Barcelona já sabe, tem que implantar a cultura no Clube inteiro, trabalhar a categoria de base e dar tempo para o modelo se solidificar. Nada se consegue da noite para o dia, ainda mais quando falamos do melhor de todos os tempos. Quem sabe inicia lendo o livro "A bola não entra por acaso" de Ferran Soriano, ex-Presidente do Barcelona, onde conta as estratégias de gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário